135,690 of 175,000 assinaturas

Ao Primeiro-Ministro da Roménia

Esta petição é gerida pela EuroNatur Foundation e pela Agent Green.

Petição

Senhor Primeiro-Ministro da Roménia,

Esta mensagem que lhe é dirigida pelos cidadãos da Roménia, da Europa e do resto do mundo deve-se à nossa forte preocupação pela perda de florestas virgens na Roménia. As últimas grandes extensões de florestas virgens e naturais da Europa encontram-se na Roménia, mas estamos a assistir a uma destruição gradual das mesmas por parte da indústria de extração de madeira. Incompreensivelmente, a instituição de parques nacionais e de áreas da rede Natura 2000 não confere proteção suficiente contra as motosserras e contra os bulldozers.

Os parques nacionais e as áreas da rede Natura 2000 existem para preservar os nossos tesouros naturais mais importantes. A nossa geração tem a responsabilidade de os salvar e preservar para as gerações vindoiras. Estas zonas constituem reservas de carbono, bancos de genes, laboratórios científicos e fábricas de oxigénio, albergando inúmeras espécies ameaçadas, algumas das quais não se encontram em nenhum outro lugar do planeta.

Exigimos a sua intervenção imediata para pôr fim a esta tragédia natural. O governo romeno tem de agir imediatamente, em consonância com as suas obrigações de gestão dos parques nacionais e das áreas da rede Natura 2000 para a proteção da natureza.

Com o devido respeito, pedimos-lhe que tome as seguintes medidas:

  • Parar imediatamente com a exploração comercial dos p;arques nacionais
  • Estabelecer uma moratória sobre a exploração madeireira em todas as potenciais florestas virgens da Roménia e melhorar a implementação do programa de proteção das florestas virgens;
  • Garantir a preservação das florestas virgens e das florestas com estruturas naturais em todas as áreas da rede Natura 2000, em total conformidade com a legislação da UE, que proíbe a deterioração dos habitats naturais e os danos infligidos às espécies protegidas;
  • Introduzir um novo regime de ordenamento em todos os parques nacionais com base em critérios científicos e incluir todas as florestas virgens e as florestas com estruturas naturais em zonas de proteção central, em que não haja qualquer exploração;
  • Colmatar todas as lacunas legais relativas à proteção das florestas virgens e desenvolver um quadro jurídico que seja consentâneo com as orientações da IUCN para a gestão dos parques nacionais; Este quadro deverá prever uma gestão de não intervenção em, pelo menos, 75% da superfície dos parques nacionais, a proibição da exploração florestal comercial e a criação de um mecanismo de compensação para proprietários florestais privados e municipais;
  • Reformular completamente a administração da gestão dos parques nacionais, a qual deverá ser integralmente financiada e obedecer a princípios de responsabilidade coerente e unitária de gestão dos parques nacionais para conservação da natureza;
  • Criar novos parques nacionais para proteger os principais valores naturais da Roménia, nomeadamente nas Montanhas Țarcu, Ciucas, Giumalau e Făgăraș
  • Desenvolver uma estratégia nacional integrada de ecoturismo para garantir a conservação dos parques nacionais e apoiar as comunidades locais.
  • Os parques nacionais da Roménia e as áreas da rede Natura 2000 abrigam alguns dos tesouros naturais mais importantes da Europa. O futuro das áreas naturais está nas suas mãos. Senhor Primeiro-Ministro, a decisão que tomar poderá vir a ser recordada pelas gerações vindouras. Tome uma decisão que sirva o bem comum protegendo estas áreas naturais para sempre. É este o apelo que lhe deixamos.

    Com os melhores cumprimentos,


    ** a sua assinatura**

    Por que motivo é importante?

    A Roménia alberga as maiores florestas virgens que ainda subsistem na Europa fora da Escandinávia. Alberga igualmente as maiores e mais saudáveis populações de ursos, lobos e linces da Europa. No entanto, as florestas da Roménia, incluindo os parques nacionais e as áreas da rede Natura 2000, estão em estado de sítio. Nestas áreas de proteção da natureza, de indescritível beleza, as motosserras e os bulldozers estão a destruir enormes extensões de florestas virgens que sobreviveram durante milhares de anos.

    É uma tragédia de enormes proporções. A desflorestação está a decorrer a um ritmo muito superior ao que deu origem a um grito de alerta a nível internacional e a uma intervenção bem-vinda do Tribunal de Justiça Europeu em relação à floresta de Bialowieża, na Polónia.

    Precisamos da sua ajuda para impedir a rápida destruição das florestas virgens da Roménia e para preservar estes tesouros naturais antes que seja tarde de mais, precisamos de medidas urgentes

    Esta petição será entregue ao Primeiro-Ministro da Roménia e enviada ao Ministro do Ambiente daquele país, bem como à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu.

    O precioso património natural da Europa precisa da vossa ajuda! Junte a sua voz a este apelo à proteção imediata das florestas virgens da Roménia, que constituem um património insubstituível.


    https://www.saveparadiseforests.eu
    https://www.euronatur.org
    https://www.agentgreen.ro


    Pode contribuir?

    A comunidade da Movemos a Europa está aqui para enfrentar a ganância corporativa em defesa das pessoas e do nosso ambiente - na Roménia e no mundo.

    Para permanecermos independentes, nunca aceitaremos dinheiro de corporações ou governos - mas campanhas impactantes precisam de financiamento, por isso precisamos da sua ajuda!

    Poderia doar alguns euros por mês para que a nossa comunidade possa continuar a trabalhar para proteger a natureza?

    Outras formas de fazer um donativo


    Pode fazer uma transferência bancária para a conta:

    WeMove Europe SCE mbH
    IBAN: DE98 4306 0967 1177 7069 00
    BIC: GENODEM1GLS, GLS Bank
    Berlim, Alemanha

    Faça um donativo periódico

    Faça um donativo único
    A Movemos a Europa procura a maior transparência na sua gestão. Caso deseje saber de que forma despendemos as verbas que angariamos, confira a nossa Política de Donativos.

    Os seus dados pessoais serão tratados de forma confidencial e mantidos em segurança. A partilha destes dados pressupõe que concorda que a Movemos a Europa o mantenha informado sobre campanhas e que aceita a utilização de cookies nos termos da nossa Política de Privacidade .

    Compartilhe esta petição com os seus amigos

    Obrigada por tomar parte desta ação!

    Conhece outras pessoas que possam estar interessadas nesta campanha? Partilhe a petição com elas ou envie-lhes um e-mail a pedir-lhes que a assinem.

    Está a assinar em nome de Não é o seu nome? Clique aqui