111,545 of 125,000 assinaturas

This petition is run by EuroNatur Foundation, BirdLife International, CZIP and MSJA

Petição

Nós, cidadãos de Ulcinj, Montenegro, Europa e o mundo inteiro, apelamos ao Sr. Duško Marković, Primeiro Ministro do Montenegro:

- para que assegure a rápida revitalização da produção de sal na Salina de Ulcinj. #ForSalt

- para que garanta a proteção da Salina de Ulcinj ao abrigo da legislação internacional. #ForBirds

- para que garanta que a Salina de Ulcinj se mantenha como propriedade do povo montenegrino e seja gerida no interesse dos cidadãos do país e da natureza. #ForPeople

Este local, se estiver protegido e bem administrado, poderá promover uma vibrante economia de produção de sal, bem como de turismo sustentável, com benefícios recíprocos para a população e para a natureza.

Por que isto é importante?

Informação geral sobre a importância da Salina de Ulcinj

#ForSalt
A salina de Ulcinj é uma salina de 1492 ha perto da cidade de Ulcinj, no Sul do Montenegro, junto da magnífica costa do Adriático. Desde 1935, a produção de sal neste local deu emprego a 400 pessoas. Contudo, no seguimento da privatização em 2005, a produção de sal degradou-se sistematicamente. Por fim, em 2013, foi recolhido o último grão de sal e os trabalhadores da salina foram despedidos. A má gestão da infraestrutura abandonada (designadamente, dos seus diques e canais) testemunha a rápida deterioração da salina a cada dia que passa, o que compromete drasticamente a gestão da água na salina e, consequentemente, a sua “outra” função como importante local de reprodução e refúgio de centenas de milhares de aves migratórias. Por essa razão, apelamos ao Sr. Duško Marković, Primeiro Ministro do Montenegro, para que assegure a rápida revitalização da produção de sal na Salina de Ulcinj.

#ForBirds
A enorme extensão dos habitats das zonas húmidas da Salina de Ulcinj e a elevada diversidade das suas espécies de fauna e flora são únicas na região do Adriático oriental. A Salina de Ulcinj é o mais importante local de refúgio, invernada e reprodução para muitas espécies de aves aquáticas ao longo da rota de voo adriática. Milhares de aves individuais, e mais de 250 espécies diferentes, dependem anualmente da salina, nomeadamente flamingos-comuns, pernalongas e pelicanos selvagens que vêm alimentar-se nas suas águas pouco profundas. A Salina de Ulcnj é também um habitat para muitas espécies em perigo, tanto de peixes como de anfíbios e répteis, bem como de plantas de águas salinas. Com essa riqueza natural, em 2007, a Salina de Ulcinj foi declarada candidata à Rede Esmeralda ao abrigo da Convenção de Berna. No entanto, não foram tomadas, desde então, quaisquer medidas para conservar o seu valor natural. Desde 2006, sabe-se que a Salina Ulcinj preenche seis dos nove critérios alternativos para a sua designação como Zona Húmida de Importância Internacional ao abrigo da Convenção de Ramsar, mas o Governo do Montenegro ainda não se candidatou à sua nomeação. Como candidato a membro da UE, o Montenegro não se pode permitir perder a Salina de Ulcinj como futura joia da Rede Natura 2000 de áreas protegidas da UE. Assim, apelamos ao Sr. Duško Marković, Primeiro Ministro do Montenegro, para que, ao abrigo da legislação nacional e internacional, garanta a proteção da Salina Ulcinj.

#ForPeople
A produção de sal na Salina de Ulcinj foi privatizada pelo valor de 800 000 € num processo não transparente em 2005, em que o acionista Eurofond detinha a maioria das ações. Desde então, a salina tem sido deliberadamente degradada e a Eurofond tem, em várias ocasiões, tentado vender o terreno por milhões de euros, sustentando que havia comprado não só a concessão de extração de sal, mas que havia comprado o próprio terreno. A Eurofond apresentou a Salina de Ulcinj a investidores internacionais como um potencial local de desenvolvimento de um complexo turístico de luxo incluindo campos de golfe, uma marina e outros serviços. No entanto continua a não ser claro quem realmente detém a propriedade da Salina de Ulcinj. Por conseguinte, apelamos ao Sr. Duško Marković, Primeiro Ministro do Montenegro, para que garanta que a Salina de Ulcinj se mantenha na posse do povo montenegrino e seja gerida no respeito do interesse dos cidadãos e da natureza.

Referências:

Em parceria com:

Compartilhe esta petição com os seus amigos

Está a assinar em nome de Não é o seu nome? Clique aqui