10,808 of 25,000 assinaturas

Às instituições da UE recém-eleitas (Parlamento, Comissão Europeia e Conselho)

This petition is run by Snapshots From the Borders

Petição

Façamos do dia 3 de outubro o Dia Europeu da Memória e do Acolhimento e asseguremos que as políticas migratórias mantêm a Humanidade e a Solidariedade na sua essência enquanto promovem a partilha de responsabilidades por toda a Europa.

O dia 3 de outubro é uma data simbólica que recorda o dia em que, em 2013, 368 pessoas, incluindo crianças, mulheres e homens, perderam a vida num naufrágio ao largo da costa de Lampedusa.

Por que isto é importante?

Pedimos aos cidadãos que se juntem aos territórios fronteiriços que estão a lançar esta petição, num movimento de solidariedade, assinando e levando a mensagem de humanidade e solidariedade ao centro das instituições da UE.

Partilhemos a responsabilidade!
Juntamente com os Territórios Fronteiriços que lançam esta petição, queremos espalhar as nossas vozes e apelar a todos os decisores políticos nacionais e da UE para que cumpram as suas responsabilidades na criação de políticas migratórias coerentes. As necessidades e as condições das comunidades locais que acolhem os migrantes que chegam, precisam do apoio a nível Europeu – um apoio que seja solidário com todos os seres humanos, sejam eles cidadãos locais ou migrantes.

Sejamos humanos!
As pessoas que fogem da guerra e da perseguição muitas vezes não têm alternativas seguras e convencionais para chegar à Europa. Se tornarmos essas soluções disponíveis com urgência, as pessoas não serão forçadas a recorrer aos traficantes e arriscar as suas vidas. Ao trazermos vozes e soluções reais dos territórios fronteiriços, onde a migração é vivida diretamente, estaremos a pedir um mundo mais justo.

Façamos parte do movimento solidário!
Junte-se a nós, assine a petição e façamos a mudança juntos, trazendo histórias e vozes das fronteiras para o centro da UE.

Façamos do 3 de outubro o Dia Europeu da Memória e do Acolhimento!
Em 2016, o Senado italiano definiu por lei que a data de 3 de outubro passaria a ser o Dia Italiano da Memória e do Acolhimento, (esta iniciativa ocorreu e foi promovida graças ao Comitato 3 Ottobre, criado com este objetivo específico) a ser celebrado todos os anos para lembrar e comemorar todas as vítimas da imigração e para promover iniciativas de consciencialização e solidariedade. É tempo de introduzirmos este dia em toda a Europa.

Desde 3 de outubro de 2013 até hoje, 17.900 migrantes e refugiados morreram ou desapareceram no mar Mediterrâneo. 2016 foi o ano mais letal, com 5.096 pessoas que perderam as suas vidas numa tentativa desesperada de encontrar a salvação na Europa. Em 2018, uma em cada 18 pessoas que atravessaram o Mediterrâneo em direção à Europa perdeu a vida: um custo humano inaceitável e uma inaceitável estatística humana.

O 3 de outubro será um dia para comemorar e refletir sobre estas perdas humanas; um dia em que políticas erradas entram em confronto com os nossos valores individuais e Europeus que devem ser sempre mais elevados. Um dia para recordar o passado, para corrigir o presente e para vislumbrar um futuro europeu de solidariedade e respeito por todas as vidas humanas.

***

“Façamos do 3 de outubro o Dia Europeu da Memória e do Acolhimento!” é o pedido imperioso da campanha NO MORE BRICKS IN THE WALL!, implementada pelo projeto Snapshots from the Borders, que liga as cidades fronteiriças e as ilhas que enfrentam a migração na entrada das fronteiras.

Pode contribuir?

The WeMove community is here to stand up in defense of our shared values. To stay independent, we will never accept money from corporations or governments - but impactful campaigns need funding, so we need your help!

Can you donate just a few euros a month to help our community continue working for a better Europe?

Other ways of giving

You can transfer your donation to our bank account

Berlin, Germany

Donate with
We want to be transparent and accountable about how we spend your donations - for more information please see our Donation Policy.

Compartilhe esta petição com os seus amigos

Thank you for signing the petition.

Share this petition with your friends and family.

Está a assinar em nome de Não é o seu nome? Clique aqui