11,905 of 25,000 assinaturas

Às instituições da UE recém-eleitas (Parlamento, Comissão Europeia e Conselho)

This petition is run by Snapshots From the Borders

Petição

Façamos do dia 3 de outubro o Dia Europeu da Memória e do Acolhimento e asseguremos que as políticas migratórias mantêm a Humanidade e a Solidariedade na sua essência enquanto promovem a partilha de responsabilidades por toda a Europa.

O dia 3 de outubro é uma data simbólica que recorda o dia em que, em 2013, 368 pessoas, incluindo crianças, mulheres e homens, perderam a vida num naufrágio ao largo da costa de Lampedusa.

Por que isto é importante?

Pedimos aos cidadãos que se juntem aos territórios fronteiriços que estão a lançar esta petição, num movimento de solidariedade, assinando e levando a mensagem de humanidade e solidariedade ao centro das instituições da UE.

Partilhemos a responsabilidade!
Juntamente com os Territórios Fronteiriços que lançam esta petição, queremos espalhar as nossas vozes e apelar a todos os decisores políticos nacionais e da UE para que cumpram as suas responsabilidades na criação de políticas migratórias coerentes. As necessidades e as condições das comunidades locais que acolhem os migrantes que chegam, precisam do apoio a nível Europeu – um apoio que seja solidário com todos os seres humanos, sejam eles cidadãos locais ou migrantes.

Sejamos humanos!
As pessoas que fogem da guerra e da perseguição muitas vezes não têm alternativas seguras e convencionais para chegar à Europa. Se tornarmos essas soluções disponíveis com urgência, as pessoas não serão forçadas a recorrer aos traficantes e arriscar as suas vidas. Ao trazermos vozes e soluções reais dos territórios fronteiriços, onde a migração é vivida diretamente, estaremos a pedir um mundo mais justo.

Façamos parte do movimento solidário!
Junte-se a nós, assine a petição e façamos a mudança juntos, trazendo histórias e vozes das fronteiras para o centro da UE.

Façamos do 3 de outubro o Dia Europeu da Memória e do Acolhimento!
Em 2016, o Senado italiano definiu por lei que a data de 3 de outubro passaria a ser o Dia Italiano da Memória e do Acolhimento, (esta iniciativa ocorreu e foi promovida graças ao Comitato 3 Ottobre, criado com este objetivo específico) a ser celebrado todos os anos para lembrar e comemorar todas as vítimas da imigração e para promover iniciativas de consciencialização e solidariedade. É tempo de introduzirmos este dia em toda a Europa.

Desde 3 de outubro de 2013 até hoje, 17.900 migrantes e refugiados morreram ou desapareceram no mar Mediterrâneo. 2016 foi o ano mais letal, com 5.096 pessoas que perderam as suas vidas numa tentativa desesperada de encontrar a salvação na Europa. Em 2018, uma em cada 18 pessoas que atravessaram o Mediterrâneo em direção à Europa perdeu a vida: um custo humano inaceitável e uma inaceitável estatística humana.

O 3 de outubro será um dia para comemorar e refletir sobre estas perdas humanas; um dia em que políticas erradas entram em confronto com os nossos valores individuais e Europeus que devem ser sempre mais elevados. Um dia para recordar o passado, para corrigir o presente e para vislumbrar um futuro europeu de solidariedade e respeito por todas as vidas humanas.

***

“Façamos do 3 de outubro o Dia Europeu da Memória e do Acolhimento!” é o pedido imperioso da campanha NO MORE BRICKS IN THE WALL!, implementada pelo projeto Snapshots from the Borders, que liga as cidades fronteiriças e as ilhas que enfrentam a migração na entrada das fronteiras.

Compartilhe esta petição com os seus amigos

Thank you for signing the petition.

Share this petition with your friends and family.

Está a assinar em nome de Não é o seu nome? Clique aqui